A YBYTY FOI FUNDADA EM 2007 PELO QUÍMICO VLADIMIR O. ELIAS, ESPECIALISTA EM GEOQUÍMICA ORGÂNICA MOLECULAR APLICADA A MEIO AMBIENTE, OCEANOGRAFIA E EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO
 
 
 
Doutor em química orgânica e sócio-fundador da HRT-Petroleum, Elias se desligou desta para dedicar-se à Ybyty, passando a prestar consultoria técnica focada na interpretação e integração de dados, bem como na elaboração de relatórios técnicos. 
 
Sua ampla experiência em geoquímica ambiental e geoquímica do petróleo o diferencia como especialista capaz de avaliar impactos ambientais e suas relações com as atividades de E&P. 
 
É um dos poucos profissionais que domina as técnicas de biomarcadores químicos,réplique montres que permitem identificar inequivocadamente a origem de hidrocarbonetos em amostras geológicas e ambientais (por exemplo, em casos de vazamento de petróleo). 
 
Elias é autor de mais de 30 artigos publicados em periódicos científicos, elaborou cerca de 40 trabalhos apresentados em congressos e coordenou mais de 50 projetos de testemunhagem de fundo oceânico. 
 
Foi responsável pela análise e interpretação de todos os parâmetros geoquímicos relacionados a diversos projetos de monitoramento ambiental, bem como a estudos e relatórios de processos de obtenção de licença ambiental.
 
Durante quatro anos, foi pesquisador-assistente do professor Bernd Simoneit na Oregon State University (College of Oceanography & Amospheric Science), nos Estados Unidos.  
 
Trabalhou na Petrobras (Cenpes/Centro de Excelência em Geoquímica) durante quatro anos, como coordenador dos laboratórios de análises geoquímicas.
 
 
Trabalhou também na Analytical Solutions durante quatro anos. Como gerente de petróleo e meio ambiente da empresa, desenvolveu estudos especializados de geoquímica ambiental e E&P, tendo sido o geoquímico responsável por estudos de monitoramento ambiental de áreas offshore e onshore.
 
 
Em 2004, fundou a HRT-Petroleum juntamente com um grupo técnico-científico oriundo da Analytical Solutions. Nos projetos desenvolvidos pela empresa, foi responsável pelos trabalhos relacionados à análise e interpretação de todos os parâmetros de água, solo, sedimento, rocha e óleo.
 
 
Elias foi pesquisador do CNPq e participa regularmente de bancas de tese de mestrado e doutorado. Foi também membro da comissão para controle de armas químicas da Secretaria Federal de Assuntos Estratégicos (SAE). 
 
Recebeu o prêmio Outstanding New Scientist, da sociedade Past Global and Environmental Changes .